Nossa Senhora da Assunção de
TabosaO último mosteiro cisterciense fundado em Portugal, situado nas inóspitas beirãs “Terras do Demo”

Na calma e no silêncio do lugar, guarda-se ainda a intimidade e o recato que as religiosas Bernardas Recoletas aí procuraram

Mosteiro, Luz, Silêncio

Mosteiro feminino fundado nos finais do século XVII, em terras da então freguesia de Caria, berço antigo de povos e com vestígios milenares de presença humana. Mosteiro pelo local ermo escolhido, situado em plena serra da Lapa, em terras beirãs não muito distantes do Douro. O sítio de Tabosa, então quase deserto, no clima inóspito e duro das “Terras do Demo”, amenizado pela abundância de águas e de terras e lameiros férteis, tornava-o um local propício ao recolhimento e reflexão para Monjas Cistercienses que professavam a orientação da reforma Recoleta, desenhada por Santa Teresa de Jesus e por S. Pedro de Alcântara.

A Luz, esteve desde logo presente pela sua invocação: a Nossa Senhora da Luz era dedicada a capela que fora erigida algumas dezenas de anos antes na “Quinta da Luz”, que serviria de berço ao Mosteiro. A quinta, isolada propriedade da sua fundadora, estava situada em zona soalheira virada a sul, hoje pertencente ao concelho de Sernancelhe, freguesia do Carregal, a dois passos do Santuário da Lapa.

Silêncio e o som que dele brota, foi sempre o terceiro e último elemento do lugar, indissociável dos outros dois, como que a marcar a ponte entre o húmus fértil e a espiritualidade necessária ao alheamento dos bens terrenos: silêncio no correr de águas, por corgos, levadas e sistemas hidráulicos, nos arvoredos e dos pequenos bosques circundantes, das leves aragens ou dos fortes ventos de tempos mais agrestes que por ali perpassam.

Viaje no tempo...

Do mosteiro da Tabosa

Do Mosteiro da Tabosa, que teve uma curta e atribulada história de apenas século e meio, começando como uma das casas conventuais mais ricas da Beira, para acabar na total pobreza ainda no século XVIII, resta hoje, após a sua extinção em 1850, para além da igreja restaurada aberta ao culto, uma ruína de onde sobressaem os claustros de uma beleza inesperada, os seus muros de clausura, e os bucólicos 2 hectares da cerca.

O sítio de Tabosa

O sítio de Tabosa, quase deserto aquando da fundação do Mosteiro, de clima inóspito e duro (Aquilino Ribeiro viria a imortalizar a região como “as Terras do Demo”, tal a sua agrura), mantém ainda hoje a identidade de quem procurou o isolamento, a solidão, e o recolhimento, na busca de caminhos interiores, e na busca do Divino. Mais do que a visitar, viver e sentir o lugar.

Características principais

1
Arquitetura

Estilo barroco, com alguns apontamentos ainda maneiristas. Como qualquer mosteiro feminino apresenta Mirante e porta da Igreja lateral.

2
Claustros

De quadrado perfeito, fontanário central. Composto por colunas toscanas, apresenta uma varanda balaustrada na parte superior.

3
Cerca e sistema hidráulico

Cerca totalmente rodeada de altos muros de clausura, atravessada por águas de Mina e corgo, com aqueduto. Sistema hidráulico diversificado.

Fotos Tabosa (Sernancelhe) (12)
Igreja

Capela e altar-mor revestidos a talha dourada, teto com caixotões. No arco-cruzeiro, pinturas com cenas da vida de S. Bernardo.

5
Grade e Coros

Coros alto e baixo separados da nave central da igreja por delicada grade imitando ferro; coro-alto guarnecido por estalas.

Informações importantes

Informações e contatos

O Mosteiro e a sua Cerca são propriedade privada, mas podem visitar-se com prévia marcação.
A Igreja, hoje separada do Mosteiro e propriedade da Igreja Católica, está aberta nos horários afetos aos serviços religiosos.
Existem restrições fortes na acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida ou limitada.

Para visita ao Mosteiro contactar | E-mail: mail@mosteirotabosa.com | Tel: +351 962 466 603
Para visita a Igreja contactar | E-mail: centrocarregal@sapo.pt | Tel: + 351 254 581 346

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Notícias e Eventos

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Encontro Internacional de Abadias Cistercienses

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Notícia 2

Typography is the work of typesetters, compositors, typographers, graphic designers, art directors, manga artists, comic book artists, graffiti artists, and now—anyone who arranges words, letters, numbers, and symbols for publication, display, or distribution—from clerical workers and newsletter writers to anyone self-publishing materials.

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