Santa Maria de
Aguiar“Mosteiro enigmático” que traduz a alma de Cister, nas palavras de Maur Cocheril
Raro testemunho da primitiva arquitetura de Cistercienses em Portugal

De fundação leonesa a mosteiro portuguesa

Erigido no sopé da elevação onde se localiza a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Durante séculos, foi o principal centro cultural do Ribacôa, tendo os monges de Cister desempenhado um papel fundamental na história local, pois a sua ação foi fundamental na dinamização de novas técnicas e culturas agrícolas.

A fundação do Mosteiro de Santa Maria de Aguiar ainda hoje suscita debate e divide os especialistas, pois existe a curiosidade histórica de o complexo monacal ser detentor de dois diplomas de doação: um de Fernando II de Leão datado do ano de 1165. O outro diploma de fundação foi assinado pelo punho de D. Afonso Henriques, no ano de 1174.

Após extinção das ordens religiosas no séc. XVIII conduziu ao total abandono do complexo Monástico, permanecendo apenas a Igreja na esfera pública.

Viaje no tempo...

Um exemplo de projeto típico primitivo

O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar patenteia o cunho cisterciense – linhas austeras e rígidas, ausência de decoração, sobriedade generalizada. A igreja foi construída em planta de cruz latina, com três naves, transepto saliente e capela-mor, com cabeceira simples. A fachada principal é reforçada por contrafortes e a porta em arco pleno é desprovida de decoração. A cabeceira é tripartida e escalonada, de planta retangular, com capela-mor de maior relevância em relação aos absidíolos.
A ambição do projeto inicial está patenteada em alguns aspetos construtivos, como a elevação à mesma altura da nave central e do transepto saliente.

Espaço devoção e cultura

A igreja do Mosteiro de Santa Maria de Aguiar continua a ser um espaço de culto, sendo destino anual de peregrinação aquando da festa em honra de N.ª Sr.ª da Guia. Constitui também um espaço de cultura com a organização de concertos. O Município de Figueira, que tem assumido a responsabilidade pela manutenção e limpeza da igreja, instalou ali um posto de atendimento turístico, que conduz os visitantes por uma viagem através do tempo e da história do complexo monástico e do próprio concelho.

A memória de Frei Bernardo de Brito

Em Santa Maria de Aguiar preserva-se a memória de Frei Bernardo de Brito (1569-1617), um dos mais ilustres monges cistercienses portugueses. Famoso cronista da ordem e do reino de Portugal, foi o autor de obras de referência como, os primeiros volumes da Monarquia Portuguesa. Professou em Alcobaça em 1585 vindo a falecer em Santa Maria de Aguiar onde foi sepultado, na Sala do Capítulo (conforme lápide subsistente). Mais tarde foi trasladado para Alcobaça.

Características principais

1
Igreja

Raro testemunho da chamada planta “Bernardina”

IMG_4125
Uma igreja inacabada

A intenção construtiva previa mais do que os dois tramos da nave

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A memória de Frei Bernardo de Brito

Insigne monge cisterciense e famoso cronista da Ordem de Cister e do reino de Portugal

Proteção legal

Classificado como MN – Monumento Nacional

Informações importantes

Horário de visita

Verão (Fevereiro – Setembro)
09h30- 13h00; 14h30-18h00

Entre Setembro e Janeiro, o Município disponibiliza a visita acompanhada, mediante contacto telefónico – 271 311 365. As visitas podem ainda ser agendadas através do email: cultura.turismo@cm-fcr.pt ou em qualquer posto de Turismo do Concelho

Acessibilidade

O acesso ao interior da Igreja é desnivelado, fazendo-se através de degraus, a partir da entrada principal. As pessoas com mobilidade reduzida acedem através de rampa instalada na porta lateral.

Responsável

Paulo Santos
Município de Figueira de Castelo Rodrigo

Contactos

Posto de Turismo de Figueira C. Rodrigo
+351 271 311 365
Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo
+351 271 149 776

Email: cultura.turismo@cm-fcr.pt

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Notícias e Eventos

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Encontro Internacional de Abadias Cistercienses

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Notícia 2

Typography is the work of typesetters, compositors, typographers, graphic designers, art directors, manga artists, comic book artists, graffiti artists, and now—anyone who arranges words, letters, numbers, and symbols for publication, display, or distribution—from clerical workers and newsletter writers to anyone self-publishing materials.

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