Santa Maria de
SalzedasMosteiro cisterciense masculino fundado por uma mulher, Teresa Afonso, viúva de Egas Moniz
Na calma e no silêncio do lugar, guarda-se ainda a intimidade e o recato que as religiosas Bernardas Recoletas aí procuraram.

Mosteiro cisterciense masculino fundado por uma mulher, Teresa Afonso, viúva de Egas Moniz

A história do mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a sua localização e a sua relação com outros mosteiros (Tarouca e Abadia Velha) levantam muitas dificuldades de interpretação e estão na base de polémicas académicas. Do que não parece restarem dúvidas é que existiu um mosteiro anterior a este (conhecido por Abadia Velha) cuja construção foi abandonada, para se iniciar a edificação de um novo mosteiro no local onde hoje se encontra. A construção da Abadia Velha terá sido abandonada pela sua desfavorável implantação no terreno, ou por dona Teresa Afonso, viúva de Egas Moniz, ter doado aos monges (possivelmente beneditinos) um local mais aprazível. Sob a proteção de dona Teresa a comunidade floresceu e, perto do final do século XII, terá adotado o estilo de vida cisterciense apesar da sua proximidade com Tarouca proibir essa filiação. Essa prática foi certamente autorizada a título excecional, tendo em vista o tamanho e riqueza de Salzedas.

A igreja foi fundada em 1168 e sagrada em 1225. Profundamente remodelada ao gosto das respetivas épocas, a igreja oferece-nos uma interessante demonstração do modo como se sucederam as transformações arquitetónicas, desde o período românico aos finais do barroco, marcado pela influência de modelos italianos. A extinção das ordens monásticas em 1834 ditou a venda em hasta pública do espaço e recheio, ficando a igreja para o uso da paróquia. Durante anos dominaram a ruína e o abandono. Do complexo monástico, para além da igreja, apenas restam o dormitório, sobre a sacristia, onde se encontra instalado o núcleo museológico; os claustros e a casa do celeiro.

Viaje no tempo...

Panteão de várias famílias ligadas à nobreza local

Escolhido ao longo da Idade Média para panteão de várias famílias ligadas à nobreza local, conservam-se no interior da igreja o túmulo da fundadora do mosteiro, D. Teresa Afonso (f. 1171) e dois túmulos quinhentistas pertencentes à família dos Coutinho, uma das mais importantes do reino, titular do condado de Marialva.

Quelho ou Burgo de Salzedas – um testemunho de arquitetura vernacular medieval das regiões de Alto-Douro e Trás-os-Montes

Situado às portas da igreja do mosteiro, o lugar do burgo constitui a materialização urbanística das relações de indivíduos leigos ao serviço da comunidade cisterciense. Este pequeno aglomerado, na sua maior parte desabitado, é composto por um conjunto de estruturas justapostas, originando um tecido denso e irregular com ruas estreitas, sinuosas e descontinuadas. Apresenta habitações com dois pisos, com paredes exteriores em alvenaria de pedra, no andar inferior, e de tabique, no superior e divisões internas. Entre as construções, possui passagens, através de invulgares passadiços.

Características principais

1
Fachada da igreja

Construída nos finais do século XVIII e, eventualmente, inícios do XIX, a fachada, da igreja, embora imponente, nunca foi terminada. Com as torres laterais inacabadas, transmite uma imagem algo severa e fria.

Salzedas Igreja (8)
Túmulo de Dona Teresa Afonso

Digno de menção, no interior da igreja, o túmulo embutido de Dona Teresa Afonso e os capitéis figurados da igreja, datados do período medieval.

3
Tábuas atribuídas a Grão Vasco

Provenientes do retábulo do altar-mor da igreja, conservam-se duas tábuas atribuídas ao pintor Vasco Fernandes, figurando Santo Antão e São Sebastião, este último, de acordo um modelo iconográfico pouco comum na pintura portuguesa, com o Santo vestido como um nobre cavaleiro, em traje de viagem.

4
Ciclo de pintura dedicado a São Bento e São Bernardo

Do período barroco, de sublinhar o programa pictórico dedicado aos santos patriarcas da Ordem de Cister, de autoria de um dos mais importantes pintores deste período, Bento Coelho da Silveira.

Proteção legal

Classificado como MN – Monumento Nacional

Informações importantes

Horário de visita

Terça a Domingo
10h00-13h00
14h00-18h00

Acessibilidade

Espaço acessível para pessoas com mobilidade reduzida

Responsável

Alexandra Falcão
(Coordenadora)

Contactos

Museu de Lamego:
+351 254 600 230

valedovarosa@culturanorte.gov.pt

Loja

Sim

comer
Onde comer

Saiba mais →

dormir
Onde ficar

Saiba mais →

localizacao
Como chegar

Saiba mais →

Notícias e Eventos

encontro-abadias-cistercienses
Encontro Internacional de Abadias Cistercienses

História, cultura e gestão do património estão no centro da reflexão e debate proposto para os dias 10 e 11 de novembro no Mosteiro de Alcobaça, na 5ª edição do Encontro Internacional de Abadias Cistercienses. Este ano o tema proposto para o encontro é “Estratégias para a gestão cultural e turística do património cisterciense europeu”, […]

DJI_0061
Notícia 2

Typography is the work of typesetters, compositors, typographers, graphic designers, art directors, manga artists, comic book artists, graffiti artists, and now—anyone who arranges words, letters, numbers, and symbols for publication, display, or distribution—from clerical workers and newsletter writers to anyone self-publishing materials.

Encontro Internacional de Abadias Cistercienses

História, cultura e gestão do património estão no centro da reflexão e debate proposto para os dias 10 e 11 de novembro no Mosteiro de Alcobaça, na 5ª edição do Encontro Internacional de Abadias Cistercienses. Este ano o tema proposto para o encontro é “Estratégias para a gestão cultural e turística do património cisterciense europeu”, […]

Notícia 2

Typography is the work of typesetters, compositors, typographers, graphic designers, art directors, manga artists, comic book artists, graffiti artists, and now—anyone who arranges words, letters, numbers, and symbols for publication, display, or distribution—from clerical workers and newsletter writers to anyone self-publishing materials.